sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Paderne

Paderne

Paderne é uma freguesia portuguesa do concelho de Albufeira, com 55,64 km² de área e 3 504 habitantes (2001). Densidade: 63,0 hab/km².


Castelo de Paderne

Castelo de Paderne, no Algarve, localiza-se na cidade e freguesia de mesmo nome, Concelho de Albufeira, Distrito de Faro, em Portugal.
Ergue-se em posição dominante sobre a
ribeira de Quarteira, cerca de dois quilômetros ao Sul da cidade. Um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal, as suas ruínas, de cor avermelhada, constituem um dos exemplares mais significativos da arquitectura militar muçulmana na península Ibérica, destacando-se na paisagem como um aviso de chegada ao Algarve para quem entra na Via do Infante, vindo da A2. O efeito cenográfico é multiplicado à noite, graças à iluminação instalada pela Região de Turismo do Algarve.

O castelo medieval

A referência mais antiga sobre o castelo remonta a 1189, quando foi conquistado em um encarniçado assalto noturno pelas forças de D. Sancho I (1185-1211), com o auxílio de uma esquadra de cruzados ingleses. Esse domínio, entretanto, foi efêmero, uma vez que, já em 1191, foi recuperada pelas forças Almóadas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur.
A sua posse definiva para a Coroa portuguesa só viria sob o reinado de
D. Afonso III (1248-1279) com a conquista pelo Mestre da Ordem de Santiago, D. Paio Peres Correia, em 1248, iniciando-se o repovoamento da região.
Sob o reinado de
D. Dinis (1279-1325), os domínios da vila e seu castelo, bem como o padroado da sua igreja, foram doados pelo soberano à Ordem de Avis, na pessoa de seu Mestre, D. Lourenço Anes. Não se registram, entretanto, no período, obras de recuperação no castelo, à semelhança do que ocorreu com o Castelo de Alvor (1300), as muralhas de Tavira (1303) ou as de Castro Marim (1303), mas tão somente algumas construções no seu interior, como a edificação da primitiva capela, atualmente em ruínas.

Ponte medieval de Paderne

A ponte medieval de
Paderne, erigida sobre a ribeira de Quarteira, localiza-se nas imediações do castelo de Paderne.
Está protegida pela Zona Especial de Protecção do
Castelo de Paderne publicada na Portaria n.º 978/99 de 14 de setembro. De origem medieval terá sido construída para servir o Castelo de Paderne e é formada por um tabuleiro rectilíneo assente em três arcos de volta perfeita de alvenaria, reforçados por dois talhamares prismáticos.
A inscrição do ano de
1711 sobre o arco central indicia possíveis obras de remodelação.
Em
2002 foi feita uma intervenção para reabilitar a ponte histórica com a consolidação de um dos arcos da estrutura, a repavimentação parcial do tabuleiro, recuperação dos muros guarda-corpo e quebrario.










Sem comentários: